TEAmoCHERS

Feriadão começando e dia dos professores chegando, resolvi fazer uma coisa que eu nunca faço neste blog: um depoimento pessoal. Se vocês forem olhar, lá nos primórdios do blog, tem algumas entrevistas com professores, inclusive comigo, mas desde que eu, Mitzi, comecei a postar aqui, eu sempre evito ser totalmente parcial e pessoal.

Dessa vez, não. Vou fazer um post totalmente meu, palavras minhas e peço desde já que vocês perdoem o meu melodrama.

Eu amo ser professora.


Eu quis começar com essa frase porque acima de tudo, eu amo a profissão que escolhi. Sou filha de professores, conheço a realidade dessa profissão desde que nasci e no final das contas, depois de fazer um curso e meio de graduação em áreas não relacionadas ao inglês, eu escolhi ser professora.



Na verdade, foi uma escolha muito óbvia e natural se eu pensar bem. Quando fiz minha primeira entrevista de emprego, eu tinha 16 anos e tinha acabado de terminar o curso de inglês da Wizard. Eu era menor de idade e por isso não pude começar, mas não muito depois de completar os 18 eu fui atrás de novo. E aí, Clarissa Carvalho me perguntou na nova entrevista porque eu achava que ia ser boa professora.



Bem, eu sempre fui tímida, mas adorava assistir aula. Podia até não gostar de estudar, mas era assistindo e participando das aulas que eu mais aprendia (e aprendo). E apesar da timidez, bastava me mandar fazer um cartaz de apresentação e ir pro quadro que eu me soltava, assim como nas feiras de ciências. Se um colega tinha dúvida eu me voluntariava pra explicar, mesmo que o colega nem pedisse. Época de prova, podia deixar comigo que eu esclarecia tudo pro grupo de estudo.

Acho que queria ser professora e não sabia...



Depois que eu comecei a dar aula, até a faculdade ficou menos importante. Corrigir tarefa na hora dos intervalos era rotina! Atividade extra pra preparar: beleza, hora de exercitar a criatividade. Aluno me dando trabalho: marcar viagem pro mundo dele. Aula pra preparar: mãe, eu quero um dicionário Oxford de aniversário. Material na papelaria: vários reais, mas ganhar um abraço de um aluno depois de um dia de cão: não tem preço.

A satisfação de ver um aluno aprendendo e melhorando, o sentimento de saber que eu contribui de alguma forma para fazer a vida de um aluno mais fácil e também educar cidadãos para um futuro melhor, consolar uma criança que chega chorando e fazer ela sair sorrindo, descobrir que aquele meu aluno que tirou as dúvidas fez a tarefa sozinho e conseguiu um Excellent, ser cumprimentada na rua por aquele aluno que parece nem lembrar meu nome na escola, ser lembrada pelos formandos como a primeira teacher etc. são momentos de plena satisfação na minha vida de professora.


O dia dos professores é um dia pra reconhecer todo o esforço que fazemos no nosso dia a dia e a importância da nossa profissão para um mundo mais humano. Porém, eu quero aqui enfatizar a minha felicidade e convicção de ter uma profissão que eu amo.

Parabéns a todos os verdadeiros professores, profissionais ou não, que tornam a nossa aprendizagem de vida mais fácil e prazerosa!


Read Users' Comments (0)

0 Response to "TEAmoCHERS"

Postar um comentário